Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros Caçapava do Sul
Quem esteve nas principais ruas de Caçapava do Sul no último sábado(23) pela manhã teve uma surpresa. Um lagarto apareceu na calçada da rua Quinze de Novembro, esquina com a rua Benjamin Constant, bairro Centro. Nos últimos tempos, animais como cobras e jacarés apareceram em municípios vizinhos e, inclusive, em Santa Maria, com mais frequência.
Surgimento de animais silvestres cresce 20% na Região Central; saiba como agir se encontrar um
Conforme o Sargento do Corpo de Bombeiros de Caçapava do Sul Rodrigo Vazquez, os lojistas começaram a ligar solicitando a retirada do animal. A captura foi feita.
Após resgate, os Bombeiros o levaram ao seu habitat natural. Vazquez salienta que as fortes chuvas com áreas alagadas acabam levando o animal a cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Aparição
Nos primeiros dias de dezembro, na Região Central, o Corpo de Bombeiros observou aumento de 20% em ocorrências envolvendo animais silvestres nos últimos dois meses.
Para estes casos, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) orienta para a necessidade de agir com calma. Isto garantirá a segurança de todos – tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre?
- Mantenha a calma e procure manter distância do local
- Acione os órgãos responsáveis
- Não faça qualquer manuseio com o animal para evitar ataques
- Não mate o animal silvestre